A reunião do Gelirg (Grupo de Estudos Liberdade para o Rio Grande) no dia 25 de Março de 2007, foi excelente, surpreendente, produtiva!
Pelas características excêntricas do grupo já não esperávamos um comparecimento maciço.
Mas quem foi, foi convicto, foi com disposição, foi com ganas de mudar, de fazer algo por este pobre país escravizado e vampirizado pelo monstro Brasil.
Tivemos a grata surpresa de receber um ilustre precursor do separatismo contemporâneo no Rio Grande, o Dr. Edgar Granata.
Com sua sabedoria de homem experiente e culto, Dr. Granata nos admoestou longamente sobre os perigos de estarmos sendo discretamente vigiados pelos poderes constituídos, orientando para que sejamos autênticos, claros, transparentes, pois assim, e só assim, não daremos motivos para que nos persigam, além de angariar adeptos e a simpatia do povo em geral.
De fato, não é outra nossa intenção, e nos congratulamos pela sincronia de pensamento.
Numa digressão benéfica e alentadora para os jovens componentes do MRR presentes, Dr. Granata lembrou os áureos tempos da fundação do PRF – Partido da República Farroupilha, o pioneiro do separatismo contemporâneo no Rio Grande, datando sua fundação do ano de 1990, onde despontaram nomes que podem e devem ser lembrados e reverenciados por nós hoje, como o do Dr. Sérgio Oliveira, advogado, sindicalista, autor do livro Independência do Sul, um clássico do separatismo sul-brasileiro; o Dr. Estrela, um advogado de renome com escritório na rua dos Andradas; um tipo folclórico, mas carregado de sabedoria e bom senso chamado Domingão; e ele próprio, Dr. Granata, depois dissidente do grupo.
Tínhamos então um grupo seleto de alto nível: Telmo Tartarotti colocava vinhetas e pregava o separatismo ao microfone em sua Rádio Liberdade; Bernardino Vendrúscolo, dono de uma prestadora de serviços, hoje seleto edil de Porto Alegre; Contávamos com Leonardo Grabois, professor universitário, mente brilhante e excelente retórica; o historiador Rubens Vidal, autor de inúmeros livros de história, notadamente da era Vargas, já falecido, e muitos outros que nem o tempo nem o espaço nos permitem citar, mas nem por isso de menor importância...
Imprimindo maior objetividade ao debate, derivamos para a busca de meios de ampliação do nosso quadro de membros, preferencialmente em Porto Alegre, onde poderemos realizar reuniões de corpo presente.
Sugestão aceita unanimemente de nosso companheiro Guilherme Seger para criarmos uma comunidade no Orkut com o nome do movimento, não só para reunir pessoal da região metropolitana, como para marcarmos as reuniões. Concordaram também os demais em trabalhar no sistema boca-a-boca, descobrindo tendências e convidando a participar.
Com o tempo poderemos conduzir os mais atuantes para nossos quadros do Gelirg.
Sugestão que ficou ao seu próprio cargo realizar... Manda ver, Guilherme!
Jean, companheiro de Campo Bom, sugeriu criássemos uma ficha cadastral onde constassem endereços e telefones para contato de nossos membros, facilitando as convocações, e o controle numérico do grupo. Já o Elias Granata, filho do nosso prezado advogado, sugeriu, circunspecto como o pai, procurássemos contato com os antigos membros do PRF e outros separatistas dos anos 90, na tentativa de mesclar a experiência, objetividade e cautela, com o vigor e o ímpeto da juventude já presente e a conquistada pelo Orkut.
Concordamos em participar passivamente da Assembléia do msp marcada para o dia 31 de Março, próximo Sábado. Quem tem camisetas do MRR pode comparecer com ela. Quem não tem, mas gostaria de estar uniformizado, pode pegar uma comigo, no local.
Faremos assim, também, além de prestar nosso apoio à Assembléia msp, uma re-união de contingente mostrando ordem e organização.
Congratulamo-nos todos com o sucesso de nossa pequena reunião, confiantes de que depende de nossos próximos passos a concretização do Ideal Farroupilha em nossos dias.
Quero deixar claro que estas posições não serão plenamente aceitas e sacramentadas se não houver os “De acôrdos” dos demais componentes do grupo Gelirg que não puderam estar presentes, pelo quê estamos aguardando em breve suas manifestações (favoráveis ou contrárias).
Próximas reuniões comunicarei aqui.
Sds
O Separatista
29 março 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário