Um grupo de aventureiros publica no site de aventuras “Confluence” (http://www.confluence.org/confluence.php?lat=-32&lon=-53) uma visita feita ao sul do nosso estado em Agosto de 2004. Seus nomes são brasileiros, mas os comentários estão escritos em inglês.
No caminho deparam com uma cavalgada (chamada de “procissão”) de gaúchos pilchados transportando a “Chama Crioula” (que virou, aos seus olhos “Tocha Olímpica”, hehehe!).
Curioso e emocionante.
Transcrevo aqui, sem preocupação com exatidão (pois não sou tradutor), os comentários dos “gringos” brasileiros!
“25-Aug-2004 -- Nós deixamos Santa Maria com o objetivo de visitar a confluência nas paralelas 32ºS e 33ºS, mais extrema do sul do Brasil.
A primeira escolhida era 32ºS 53ºW, ao lado de Conde Matarazzo, uma vila pequena onde alguns habitantes coexistem com as ruínas de uma pedreira abandonada de pedra calcária.
Na estrada, nossa atenção foi chamada por uma enorme árvore centenária que espalhou sua sombra sobre a estrada. Nós paramos para apreciar a árvore e observamos um movimento na fazenda mais adiante, que contrastou com o aspecto desértico da região. Uma procissão de “gaúchos” tradicionalistas carregava uma chama como uma tocha Olympica, chamada “a Chama Crioula”. Esta chama viaja através de todo o estado do Rio Grande do Sul antes da “da Semana Farroupilha”, um período que recorda a história da revolta mais importante que ocorreu no Rio Grande do Sul, rendendo homenagem a seus heróis e a seus feitos. Considerada o evento mais popular no estado, a “Semana Farroupilha” é comemorada por milhares de pessoas anualmente. Um dos heróis homenageados é o nosso ancestral, Bento Gonçalves da Silva”.
Esta última frase me parece pronunciada por um dos membros da cavalgada, que traduzida para o inglês ficou magnífica: “One of the heroes honoured is our great great great grandfather, general Bento Gonçalves da Silva.”
Sds
O Separatista
16 setembro 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário