27 abril 2010

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO RIO GRANDE

 

Em uma apresentação do RSLivre num dos colégios mais conhecidos de Porto Alegre, em certo momento, levado pela empolgação ao enfatizar as nossas pesquisas falei inadvertidamente que bucávamos a nossa VERDADEIRA HISTÓRIA! Um dos professores logo apartou, com polidez. Referindo-se a uma expedição feita por ele às terras amazônicas, encontrou uma tribo de índios civilizados, que desenvolviam até a escrita. Surpreenderam-se todos os expedicionários quando os índios lhes mostraram dois livros, igualmente bem feitos e encadernados, sendo que um continha a História daquela tribo contada pelos descobridores portugueses, e o outro a mesma História contada pelos próprios índios... Dois livros, uma só verdade!

Isto significa que até mesmo A VERDADE É RELATIVA.

Os mesmos fatos, as mesmas guerras, as mesmas ações e reações, são vistas e escritas (E conseqüentemente ensinadas às próximas gerações) de formas diferentes por povos diferentes.

Este é o centro da busca que iniciamos, que vai nos nortear no trabalho grandioso que vamos desenvolver no Grupo de Estudos História. Não vamos contar a verdadeira história do Rio Grande, mas a NOSSA VERDADEIRA HISTÓRIA DO RIO GRANDE. Os mesmos fatos, mas com sentimento e importância diferentes.

Os historiadores brasileiros (mesmo os que nasceram no Rio Grande) “esqueceram” determinados fatos deveras importantes, diminuíram outros altamente relevantes, e também ativeram-se em detalhes que, para nós gaúchos, não têm importância nenhuma.

Haveremos de corrigir estas distorções, segundo o nosso ponto de vista.

Haveremos de dar o devido valor àqueles homens que sonharam com um país independente, a República Rio-Grandense, na certeza de que era o melhor para o nosso povo, e inscreveram com seu sangue no pé do brasão republicano: LIBERDADE, IGUALDADE E HUMANIDADE.

Haveremos de endemoniar aqueles que pensando com cobiça no gigantismo do continente brasílico, espezinharam sobre seu próprio povo, entregando-o à escravidão imperial, como facilmente vemos certos Deputados e Senadores fazendo hoje!

Assim a nossa “verdadeira” história há de construir uma base que os gaúchos podem se espelhar e se orgulhar com verdadeiro espírito nacional. Se o Rio Grande é nosso país, GAÚCHA é a nossa nação!

 

Visita a página do Grupo de Estudos História (GEH) neste link, e engaja-te nesta cruzada do Grupo que revelará a tua identidade nacional!

 

Romualdo Negreiros

Coord. GE’s RSLivre

Nenhum comentário: