12 abril 2007

Apoio Incondicional !

"Vamos nos separar do Sul"
Marcelo Pessoa*

Quem assiste regularmente o programa do Silvio Santos no SBT vê palhaços, malucos engolindo espadas e fogo e esquizofrênicos saltando de um lado parao outro do palco. Os telespectadores se deliciam, jurados - metidos a reis romanos - dão um dinheirinho ao pateta e o apresentador do programa se sente o senhor do mundo, pois detêm o poder de proporcionar graça com desgraça.
O que esses "artistas" do Silvio Santos tem em comum?
São todos nordestinos ou representantes do "povo menor", como temos sido batizados nas ultimas décadas. Pouca gente se incomoda com isso. Afinal, o nordeste é tão rejeitado pelos brasileiros de "nível" que só um ou outro se recorda do Estado onde nasceu um nordestino amigo seu.
Todo Pernambucano é baiano apesar dos 839 quilometros que separam Salvador do Recife. E até um paraense, que é do Norte, vira paraibano, numa afronta a seus valores regionais. Ai de nós, nordestinos, se chamarmos um fluminense de paulista ou vice-versa. Quando o presidente americano Ronald Reagan esteve no Brasil e chamou os brasileirosde bolivianos foi um escândalo. A imprensa abriu páginas e páginas ao assunto, e o patriota irritou-se. Com os nordestinos não há problemas. Somos todos iguais na cabeça dos sulistas. Quem conhece a fundo o Nordeste sabe que a região não é pobre porque quer. Ou que boa parte de seu povo não é ignorante por opção.
O aguerrido nordestino, que suporta a desgraça com dignidade, vive em estado de penúria porque a área desenvolvida do Brasil, ao sul da Bahia, assim determinou.
Pior do que isso, sabe que o Palácio do Planalto, que deveria zelar pelo bem estar de seu povo, não planeja um programa eficiente para fazer o Nordeste avançar e nem combater a fome porque isso faria o nordestino pensar.
Pensando, cedo ou tarde esse nordestino perceberia que, mais do que mão-de-obra barata para o sul e macaco nos programas de auditório, ele é um eleitor, um contribuinte.
E imaginar que essa condição patética a que somos presos continua a ocorrer numa gestão em que o presidente da República também é um cabeça-chata, um amante da carne-de-sol e da água-de-coco. Se não podemos deixar de ser um vagão vazio puxado pela locomotiva "sul", porque não tentamos, sem ajuda dos que nos oprimem, montar nossa própria República?
O Brasil poderia deixar de ser uma Federação com 23 Estados para ter apenas quatorze. Nove das atuais unidades federativas, juntamente as que formam o nordeste brasileiro, passariam a constituir um novo país: a República Federativa do Nordeste.
Trata-se de um racha que já existe "defato" há séculos e que poderia concretizar-se de modo legal. Através dele, o país teria duas nações, cada qual com suas crenças e hábitos. Tenho tanta convicção nessa teoria que, se fosse posta nas ruas dos nove Estados nordestinos em forma de plebiscito do tipo sim ou não, a bandeira da separação sairia vitoriosa com larga margem de votos.
Infelizmente, o nordeste nunca foi mais do que um consumidor dos excedentes da produção sulista, algo que nos reduz a bizarra condição de colônia dentro das fronteiras brasileiras.
A situação é tão humilhante que vivemos sob a pecha de mendigos. O governo dá esmola aos pobres irmãos do Nordeste, e, por um mecanismo político sofisticado, esse dinheiro se transforma em mansões e retorna para os próprios doadores, num passe de mágica que Silvio Santos adoraria apresentar no seu programa. Os bobos aqui ficam a ver navios.
O sul, por sua vez, nos dá esmola quando abre suas fronteiras para receber o nordestino que ajudou a construir cidades inteiras: o salário que nos paga é um absurdo - coisa do tempo da escravidão. Chega de viver com o chapéu na mão!
A relação entre os Estados está tão desalinhada que não há forma suficiente para uni-los que não passe pela separação. Os nordestinos não agüentam mais o abuso e mais dia menos dia pegam nas peixeiras para declarar independência. Afinal, eles estão perdendo o seu maior dom, já não tem o sentimento de natividade e o amor pela terra desapareceu. Por tudo isso, entendo que a saída é a independência decretada com autonomia política, econômica e social para nossa região.
A economia do Nordeste, tenho certeza, não enfrentaria muitos contratempos: temos frutas, peixes, minérios, uma industria agropecuária que pode crescer bastante e homens dispostos a trabalhar, como dizia Graciliano Ramos. A indústria canavieira seria obrigada a modernizar-se porque perderia seu maior tutor - o Proálcool. Os usineiros não poderiam mais mamar no governo e sacrificar o povo. A cisão forçaria, então, um desenvolvimento rápido, atingido pela busca de soluções imediatas. A decisão de separar o país, contudo, é pacífica. Não queremos guerra. Queremos um acordo em que os dois brasis seriam parceiros econômicos constantes. Nosso turismo, por exemplo, ganharia uma forca tremenda. O capital estrangeiro poderia nos ajudar a desenvolver uma infra-estrutura hoteleira decente.
A proposta não tem cheiro comunista. Não vamos ver o Nordeste virar Cuba. Queremos apenas sossego para gerir nossos próprios destinos. O nordeste quer isso desde o século XVII, quando os pernambucanos se uniram aos maranhenses para expulsar os franceses do Maranhão, terra de Sarney. Em 1824, a Confederação do Equador pregava um movimento separatista. Infelizmente, o desfecho foi a execução de seus lideres, entre eles Frei Caneca. A idéia continua de pé. Se alguém dúvida que somos cérebros pensantes, que nos deixe em paz. Os cabeças-chatas estão cansados de sofrer.

*Marcelo Pessoa é vereador sem partido em Recife.

11 comentários:

Marcos Aurélio Motta Júnior disse...

hsuahsuhaushuahsua e v6 nordestinos viveriam do q sem o resto do pais? pois nos do sul e sudeste trabalhamos o ano inteiro pagamos impostos absurdos pra sustentar os nordestinos, q em janeiro começa ocarnaval e termina no final de março, sem contar se tem um feriado no dia de semana é festa a semana inteira. sem comentarios.... apesar q duvido q essa msg nao sera autorizada pelo moderador.... mas eh isso ai, o nordeste depende do resto do brasil pra sobreviver.......

Romualdo Negreiros disse...

Subestimas a capacidade dos nordestinos, e subestimas meu sentido democrático...
Tens o direito de expressar a tua opinião, embora eu não concorde com ela.
Sou gaúcho e acredito que o nordeste é diferente... mas não pior que nós!
Sds
O Separatista

Anônimo disse...

Olá a todos!

Já fazia tempo q não visitava este blog, com a correria do dia-a-dia, acabei me esquecendo que ele existia ...

Acredito q vcs já saibiam ou tenham percebido q sou contra o separatismo,mas respeito a opinião de vcs, e lendo este texto, como tantos outros mais, ao meu ver, o q tanto o povo gaucho quanto os nordestinos querem, é terem atenção pelo governo brasileiro!

Um lado, os nordestinos se sentem oprimidos e esquecidos, e só lembrados quando nós, o povo do sudeste precisa de mão de obra ou para serem palhaços.

Digo q estão totalmente enganados e quivocados os q pensam assim. Infelizmente, como em qualquer lugar do mundo, haverá pessoas q tem preconceitos, e aqui em sampa não é excessão, existe pessoas q tem raiva ou não gostam de nordestinos, mas isto é apenas a minoria, a maioria de nós paulistanos, q somos filhos e netos de nordestinos (inclusive eu), não temos está visão esteriotipada do nordestino, pelo contrário, somos gratos a tudo eles fizeram pelo nosso estado e temos muita adimiração, pois nós os paulistas, sem o nordestinos q morreram ou arriscaram suas vidas para construir este estado, não seriamos nem um terço do q somos hoje. Pois o verdadeiro preguiçoso não é o baiano, e sim o paulistano :D

E claro, como bom descendente de nordestino cabeça-chata, apesar de falar o "paulistanês", tenho em meu vocabulários expessões nordestinas, gosto de muitas coisas do nordeste, como sua musica e seus pratos! E a maioria aqui é assim, alias, não existe cultura paulistana, o q existe é a cultura nordestina e a de imigrantes, q são diferentes, mas acabaram se entendendo, formando o q a TV Globo chama de alma paulistana (não levem a sério o q a Globo fala :D)

Grandes nomes da cultura e da politica brasileira são nordestinos, o país nasceu no nordeste.

O problema do nordeste não é nós do sudeste, é simplesmente os caudilhos e coronéis q existem por lá, a industria da seca gera muita riqueza para a elite de lá, e está mesma elite de coronéis e latifiundiários, é quem tem mais interesse de deixar o povo "burro" q de burro não tem nada!

É uma situação q deveria ser solucionada simplesmente por duas frentes, uma do governo brasileiro, q até hj não teve coragem de intervir e do próprio povo nordestino, q deveria mesmo dizer basta, não ao Sudeste e nem ao brasil, mas a este pequeno grupo de coronéis. São os Coronéis q querem colocar nós, o pessoal do Sudeste como inimigo deste povo, coisa q não somos!

Se um dia a Republica Riograndense, a Republica Julliana, o Reino dos contestados, Canudos e a Confederação do Equador vir a existir, os problemas continuaram os mesmos, e dependendo do caso, irá ficar pior, tendo apenas uma pequena mudança, e mais nada!

Peguemos apenas como analogia, a URSS (eu não concordo com a forma de governo q este país teve, q não foi socialismo, foi apenas uma ditadura), enquanto unidos, mesmo com os problemas sociais q tinha, q eram grande, eles tinham força e independencia para dizer sim ou não!

Hoje separados, estão falidos, os problemas sociais quadruplicaram, a Russia por exemplo, q tinha apenas 0,02% de sua população com HIV, hoje tem quase 20% ... a ucrânia, tem uma instabilidade muito perigosa, e o restante, vive de ajuda da união européia!

O problema do Brasil está em seu sistema de governo, e não no fator nacionalidade! Concordo contigo quando em outro post vc disse "Como o Império era um Estado unitário, os Neo-republicanos precisaram criar uma república unitária disfarçada de federalista... Que está enganando muito "trouxa" metido a inteligente, até hoje", como ja disse em outros comentários, realmente não somos um a Federação, alias, só viramos realmente uma republica em 1990, ou algo mais próxima dela !

Não é unidade do povo q falta, o q falta, é o q fazer com esta unidade, q queira o não ela existe, está apenas adormecida, durante a copa ela acorda e depois adormece de novo, é aí q está a chave, uma revolução de conceito e meta é o q falta, se todos tivessem o mesmo sentimento de união q ocorre na copa, com outros momentos e com seu próprio semelhante, poderiamos não ter uma páis tão desenvolvido, mas estáriamos a meio caminho andado ... e não o governo q fará a mesma por nós, pois queria ou não, existe sim uma conspiração q já vem de anos, condizida pelos EUA e Argentina, em desmenbrar o Brasil, afinal, unidos hoje, mesmo com os nosso problemas (assim com URSS) temos trunfos, e ainda, podemos escolher, o q é melhor pra nós e desunidos, o q seria de nós?

E para todos vcs q não são do Sudeste, e nos odeiam, saiba q por ventura,se um dia o Brasil acabar, o primeiro "País" a cair no caos será nós, os Paulistas, somos os q mais dependem de vcs, não levem a sério o q diz o lema da cidade (Não sou conduzido, conduzo), isto é baléla, somos tão dependendes de vcs quanto vcs acham ser dependentes de nós, ou até mais, enfim, temos algo em comum!

E para aqueles q acha q o nordeste não viveriam sem nós, peço q estudem mais geografia! Lá não é um deserto, tem florestas, riquezas naturais, tecnologia, ótimas instituições de ensino q não devem em nada para a USP ... o nordeste não sobrevive de nosso dinheiro, o q eles arrecadam de impostos é o mesmo q nós arrecadamos aqui, e se só tivesse o dinheiro de lá, talvez nem faltasse ... todas as regiões do Brasil são ricas em todos os aspectos, sem mais, sem menos!

Obrigado e desculpe pelo erros de ortografia

Edson

Anônimo disse...

faltou só um detalhe.. o governo federal arrecada 9 bilhoes por ano no RS, e so gasta 3 por aqui. OS outros 6 vao adivinha pra onde?

Anônimo disse...

o dinheiro roubado dos trabalhadores vão para a engorda dos porcos inúteis, parasitas históricos e não para o povo em questão.

Anônimo disse...

Esse tal "edson" é só mais um nordestino em São Paulo, jamais será um paulista, jamais será um paulistano, JAMAIS!!! Um nordestino que consome a cidade que ajudou a crescer...mas crescer onde? No crime organizado, favelas, bandidagem no melhor estilo cangaceiro. Você não passa de mais um arruaceiro como todos os nordestinos que chegam aqui. Povo sem educação, pior que bárbaros selvagens, miseráveis detentores de uma cultura de homicidas! Marranos esquecidos por Deus!

Anônimo disse...

Em termos o texto está correto... o Nordeste recebe apenas esmolas...
O que os grupos Nordestinos desejam é livre comércio, poder comprar produtos importados com melhor qualidade e preço menor, já que os impostos altos só dão uma solução, comprar produtos do sul/sudeste. Ou seja o dinheiro que recebemos aqui acaba voltando para o Sul/Sudeste.
Pois não pensem que nenhum líder ia manter um parte do país "sugando" recursos se não existisse algo vantajoso.
Pq separando o sul/sudeste perdem um dos principais mercados consumidores de seus produtos. A competição externa faria com que perdessem em preço e em qualidade perdendo assim esse mercado "garantido".A única coisa que prende o Nordeste ao Brasil é a mão-de-obra(qualificada ou não) barata e o mercado consumidor, se conseguíssemos vencer essas duas principais problemáticas, não haveria mas interesses do sul/sudeste em mater a união!

Anônimo disse...

Nossa! agora o Sul e o Sudeste são "culpados" pelas mazelas nordestinas (não sabia que o clima/aridez eram provocados pelas ditas regiões). Que bobagem, nordestinos é que tem muito preconceito contra sulistas e pessoas do sudeste, digo porque já vivenciei uma situação dessas.Se quiserem auxílio c/certeza terão, agora caminhar tem que ser com as próprias pernas, não é mesmo?.

Anônimo disse...

É demasiadamente humilhante ver o que nossos irmãos sulistas que não tem o conhecimento da verdadeira problemática histórico-brasileira nos culpem por todas as mazelas nacionais. Um estereotipo criado pela mídia para denegrir a imagem de um povo que foi e é responsável tanto quanto os sulistas pela construção desse país continente chamado Brasil. Essas pessoas estão a cometer os mesmos erros que outrora nós como nação cometemos ao culpar Portugal pelas nossas mazelas, sem nos dá conta que a culpa é nossa, pois os que vieram para cá, como dizem muitos, roubar, pilhar e matar, eram nossos antepassados. Reconhecendo o erro é possível consertar.

Estamos cansados de tanta humilhação, o povo nordestino é sim um povo com cultura e valores próprios, que foram alvo durante séculos da máquina gananciosa ora colonial, ora regional ora centro-sulista são culpados pelo nosso desenvolvimento tardio. Não somos vítimas, mas merecemos respeito..

É ultrajante essa justificativa xenófoba para um separatismo. Se quiserem realmente essa meta que lutem por isso, mas nos deixem fora de suas lamentações infundadas.

bruno coimbra disse...

"E para aqueles q acha q o nordeste não viveriam sem nós, peço q estudem mais geografia! Lá não é um deserto, tem florestas, riquezas naturais, tecnologia, ótimas instituições de ensino q não devem em nada para a USP ... o nordeste não sobrevive de nosso dinheiro, o q eles arrecadam de impostos é o mesmo q nós arrecadamos aqui, e se só tivesse o dinheiro de lá, talvez nem faltasse ... todas as regiões do Brasil são ricas em todos os aspectos, sem mais, sem menos!"
___________________________________

quanta besteira eu vejo aqui.
vejo, um bocado de gente reclamando de boca cheia.

vocês são mais uns povos brasileiros que são levados pelo que aparece na mídia.
na mídia, só aparece que aqui no Nordeste, e, principalmente, aqui em Pernambuco, só há seca, miséria e fome.
é pura ignorância.
pra começar, o Brasil começou aqui, aqui teve a primeira capital do Brasil, grandes revolucionários que fizeram o Brasil ser o que era hoje.
e pra vocês que não sabem, o Nordeste é o que é hoje, por suportar, justamente, as mazelas do Sul/Sudeste do Brasil nos tempos do Brasil Colônia.
hoje o Nordeste sofre com isso.

hoje, o povo do Sul/Sudeste do Brasil, só fazem mamar nos trabalhos alheios, trabalho esse, que não é de hoje, e sim desde as épocas do Brasil colônia.

agora, me diga, o que seria de vocês sem o Nordeste?

Anônimo disse...

Vocês canalhas do Sudeste e Sul vivem falando mau do Nordeste, se vcs não gostam de nois porque vcs vêm tudo pra ca passar as ferias e até morar, estou cansado de ver vcs falando mau do Nordeste, se não gostam de nois não venham aqui esqueça que agente existe EU ODEIO TODOS VCS SUL E SULDESTE VÃO TUDO PRO INFERNO É POR ISSO QUE QUANDO CHOVE EM SÃO PAULO QUE ALAGA TUDO EU DOU É RISADA EU QUERO É MAIS QUE CHOVA O ANO TODO LÁ E QUE ALAGE TUDO MESMO QUERO QUE TODOS OS PAULISTAS MORRAM AFOGADOS REBANHO DE RAÇA DESGRAÇADA QUE GOSTA DE HUMILHAR OS OUTROS E PROS SULISTAS QUE ESTÃO AQUI NO NORDESTE VÃO EMBORA PRA BOSTA DO SEUS ESTADOS VCS NÃO FAZEM FALTA PRA NOIS DETESTO TODOS VCS QUERO QUE MORRAM TODOS SUL E SUDESTE.